Milhares de garrafas de plástico cor-de-rosa dão à costa nas praias inglesas (com FOTOS)

A limpeza vai prolongar-se pelos próximos dias

Milhares de garrafas de plástico cor-de-rosa, cheias de detergente, estão a dar à costa nas praias do condado de Cornualha, no sudoeste do Reino Unido. Segundo o Mashable, as autoridades britânicas estão já a limpar todas as áreas afectadas – sobretudo em Poldhu Cove – um trabalho coordenado pelo The National Trust com o condado de Cornualha, Agência Marítima e Guarda Costeira, Natural England e equipas de voluntários.

As garrafas estão cheias de detergente para limpar nódoas e podem ser encontradas na areia mas também em pleno mar.

“O público deverá manter as crianças e cães a uma distância de segurança das garrafas, caso elas continuem a dar à costa. Não tentem recuperar as garrafas”, avisou o condado num comunicado colocado no seu site.

As garrafas foram descobertas ontem, mas continuaram a dar à costa durante a manhã de hoje, segundo várias testemunhas estão a publicar no Twitter. As garrafas terão caído de um contentor marítimo que as transportava numa das áreas com maior trânsito da região. Há minutos, o The National Trust avisou que elas vieram de um contentor com 27 toneladas, por isso é de prever que continuem a chegar aos milhares nos próximos dias.

“É muito normal vê-las cair e afogarem-se no fundo do mar. Podem lá ficar durante meses, até que uma tempestade as leve para a costa”, explicou à BBC Justin Whitehouse, líder da National Trust para a região do sudoeste da Cornualha.  Neste caso, o responsável pela viagem das garrafas do fundo do mar para as praias terá sido a tempestade Frank, que fustigou o território britânico na semana passada.

Deixar uma resposta

Patrocinadores