Milhares de instituições desinvestem do petróleo
O movimento 350.org, um movimento cívico mundial de proteção climática, anunciou que tem mais de mil instituições em todo o mundo que estão a desinvestir do petróleo. Estas instituições mundiais valem, no seu todo, mais de 8 mil biliões de dólares (cerca de 7 mil biliões de euros).
A milionésima instituição a afastar os seus investimentos para longe dos combustíveis fósseis foi a Caisse des dépôts et consignations (CDC), a instituição Francesa que gere as pensões, investimentos e poupanças públicas do país, num total de 173 mil milhões de euros. A CDC anunciou que a partir de 2019 deixará de investir em empresas em que mais de 10% do seu negócio provenha do carvão.
Entre outras instituições que fizeram o mesmo tipo de promessa recentemente estão a AG2R la mondiale (que vale cerca de 100 mil biliões de euros), a Australian Vision Super Fund (cerca de 8 mil biliões de euros) e Brandeis University (cerca de 880 milhões de euros).
May Boeve, diretor executivo do 350.org, disse que “quando este movimento começou em 2012, pretendíamos catalisar uma mudança real na atitude do público relativamente à indústria dos combustíveis fósseis, e na vontade das pessoas de desafiar as instituições que a financiavam. Apesar dos diplomatas estarem a ter dificuldades em fazer progresso na cimeira da ONU, o nosso movimento mudou a forma como a sociedade vê o papel das empresas de combustíveis fósseis e está a manter ativamente estes combustíveis debaixo do solo”.