Ministério do Ambiente vai ajudar famílias na compra de gás engarrafado
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou que vai apoiar as famílias portuguesas na compra de gás engarrafado. O Fundo Ambiental disponibiliza, para este programa, um montante máximo de quatro milhões de euros.
O apoio destina-se às famílias que beneficiam da tarifa social de energia elétrica – o que, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), corresponde a cerca de 762 mil beneficiários. Serão atribuídos 10 euros mensalmente por garrafa, por cada beneficiário residente em Portugal Continental. Este montante será pago aos balcões dos CTT por um período de três meses, até 30 de junho de 2022.
Como explica o Ministério, “esta medida enquadra-se no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia, facto que conduziu a grande instabilidade no setor energético”.
Para usufruirem deste apoio, as famílias devem dirigir-se a um balcão CTT, fazendo-se acompanhar dos seguintes documentos:
- “Fatura/recibo ou recibo onde conste o respetivo número de identificação fiscal (NIF) em nome do titular do contrato de eletricidade, beneficiário da tarifa social, com data posterior a 1 de abril de 2022, e que comprove a aquisição da garrafa de gás;”
- “Cartão do Cidadão, de residente ou passaporte do titular do contrato de eletricidade beneficiário de tarifa social.”