Ministra do Trabalho quer mais estagiários diplomados nas empresas



Apesar de acreditar que a integração de jovens estagiários diplomados nas empresas “está a ter grande sucesso”, a ministra do Trabalho, Helena André, pretende “aumentar a empregabilidade dos jovens e a competitividade das empresas”.

“[O Governo acredita que] a capacidade de entendimento entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e as empresas, na área da empregabilidade dos jovens, é um projecto que está a ter um grande sucesso e que queremos desenvolver no futuro, porque a capacidade de inovação nas empresas passa também pela possibilidade de dar oportunidade aos jovens diplomados e formados”, explicou Helena André à Agência Lusa.

Durante um roteiro a empresas inovadoras – com o objectivo de dar a conhecer as boas práticas nos estágios profissionais e integração dos jovens – Helena André visitou a empresa Movensis, de Oeiras, que opera no mercado das aplicações e serviços para comunicações móveis e que contratou 15 dos 18 estagiários que por lá passaram nos últimos três anos.

“Não se trata de ter mão-de-obra barata. A principal vantagem é que os jovens são muito mais abertos à aprendizagem e à inovação”, explicou ao jornal i o presidente do conselho de administração da Movensis, Carlos Botelho.

Ainda de acordo com o responsável, os apertados critérios de selecção dos estagiários e a estreita ligação da empresa às universidades também explicam esta alta taxa de retenção de estagiários.

Recorde-se que, já na semana passada, Helena André tinha já revelado que o ministério do Trabalho iria gastar, em 2011, 493 milhões de euros em políticas de emprego.

Os gastos incluem as reduções de taxas contributivas para empresas que contratem jovens ou desempregados de longa duração e corresponde, por exemplo, a mais 100 milhões de euros do que as mesmas políticas de emprego do Governo espanhol.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...