Ministro do Mar de Cabo Verde debate gestão de espaços marinhos na Cimeira dos Oceanos



O ministro do Mar de Cabo Verde, Abraão Vicente, vai ser um dos oradores da 11.ª Cimeira Mundial dos Oceanos, que arranca esta segunda-feira em Lisboa, anunciou hoje o executivo cabo-verdiano.

De acordo com o programa, o ministro cabo-verdiano vai participar num painel na tarde de terça-feira sobre a gestão eficaz dos espaços marinhos para benefícios económicos e ambientais.

Os outros oradores do painel serão Wang Songlin, fundador e presidente da Sociedade de Conservação Marinha de Qingdao, Katherine Cooke, consultora e ex-conselheira do Governo de Fiji, e Michael Aw, fundador da Sociedade Oceano Geográfico, tendo como moderadora a ex-ministra portuguesa Assunção Cristas.

O evento de três dias vai centrar-se este ano na saúde dos oceanos, nas estratégias da indústria para uma economia oceânica sustentável e nas soluções climáticas oceânicas.

A cimeira contará com mais de 200 oradores especializados e reunirá a mais ampla secção transversal da comunidade oceânica, desde empresas e finanças até governos, decisores políticos nacionais e internacionais, sociedade civil e academia.

Com mais de 80 sessões, contará ainda com mais de 1.500 participantes, de mais de 80 países, no Parque das Nações.

“Virar a maré para uma economia oceânica sustentável” é o tema do evento deste ano, que reúne representantes governamentais, empresários, membros da sociedade civil e da academia.

O ministro cabo-verdiano chega a Lisboa depois de ter participado na quinta-feira, em Bruxelas, no encontro internacional de Líderes Azuis, em que Cabo Verde prometeu reservar 30% do seu espaço marítimo internacional para áreas protegidas.

O arquipélago tem uma superfície de 4.033 quilómetros quadrados (km2), está espalhado por uma área de aproximadamente 87 milhas (140 km) de raio, com cerca de 1.000 km de costa e uma área marítima de responsabilidade nacional de 734.265 km2, que inclui as águas arquipelágicas, o mar territorial, a zona contígua e a Zona Económica Exclusiva.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...