MIT cria o primeiro espelho do mundo com zero distorção



Cientistas do MIT acabam de anunciar a criação de um espelho perfeito que pode permitir o avanço na tecnologia de energia solar. O espelho é capaz de reflectir qualquer tipo de onda – de luz, som ou água – com zero distorção. As instalações de energia solar que utilizam espelhos para concentrar feixes de luz solar numa área específica poderão assim beneficiar desta incrível descoberta.

Já alguma vez sentiu que o que via no espaço não era totalmente preciso? Bem, há alguma verdade nisso. Todos os espelhos absorvem algumas das ondas de luz que os atingem em diferentes direcções, o que resulta numa ligeira distorção. Quando se trata de instalações de energia solar, essas pequenas distorções podem traduzir-se em grandes perdas de eficiência energética.

A equipa do MIT estudou o comportamento de um cristal fotónico – neste caso, uma superfície de silício com uma camada de nitreto de silício na parte superior – repleto de furos. Esses buracos são tão pequenos que só podem alojar uma única onda de luz. Na maioria dos ângulos, a luz foi parcialmente absorvida pelo cristal, como se esperava. Mas com um determinado comprimento de onda de luz vermelha, a um ângulo de 35 graus, a luz foi perfeitamente reflectida, sem absorção ou dispersão.

A descoberta é encarada como surpreendente e muito significativa. Até agora, acreditava-se que as superfícies de cristal fotónico ainda obedeciam às leis comuns de refracção e reflexão, explica o Inhabitat.

Os investigadores ainda estão a tentar descobrir por que razão ocorreu este desvio às leis científicas conhecidas. No entanto, já há uma certa excitação acerca do que um espelho perfeito pode significar para várias indústrias. A aplicação mais óbvia será para lasers mais potentes e eficazes, mas a energia solar concentrada e a fibra óptica também poderão beneficiar do avanço.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...