MIT Portugal abre concurso para 50 bolsas de doutoramento mistas
O Programa MIT Portugal e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) abriram um concurso para 40 Bolsas de Doutoramento Mistas, a decorrer em Portugal e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), no âmbito de quatro programas de doutoramento internacionais: Bioengenharia, Líderes para Indústrias Tecnológicas, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transportes.
Estes programas foram selecionados no âmbito do concurso para financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo sido atribuídas 10 bolsas de doutoramento, por edição, a cada um dos quatro programas aprovados.
Segundo explicou o MIT Portugal em comunicado, encontram-se também abertas as candidaturas de quatro cursos de formação avançada: Sistemas de Bioengenharia (Curso Avançado), Technology Management Enterprise (Executive Masters), Sistemas de Energias Sustentáveis (Executive Masters) e Sistemas de Infraestruturas Complexas de Transportes (MSc).
Os Programas de Doutoramento e cursos de formação avançada são lecionados por um consórcio de Universidades e Centros de Investigação Portugueses em colaboração com docentes do MIT, das quais fazem parte cinco Universidades Portuguesas (Universidade de Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa, Minho e Porto) e 26 institutos e unidades de Investigação do sistema científico e tecnológico nacional.
“Neste momento temos mais de 120 doutorados por estes programas, que enveredaram pelos mais variados percursos profissionais: alguns prosseguiram um percurso académico em universidades portuguesas e estrangeiras; outros integraram empresas nacionais e internacionais (Portugal Telecom, EDP, Efacec, Rolls Royce, Gecko Biomedical) e houve quem tenha criado a sua própria empresa (Cell2B e a WattIS).
A data limite para submissão de candidaturas para os programas doutorais é a 15 de Abril, às 17h e a do s cursos de formação avançada é a 15 de Junho, às 17h. Saiba mais informações no site do MIT Portugal.
Foto: Steve Jurvetson / Creative Commons