Mobilidade: designer inventa forma de melhorar a qualidade do ar nos comboios

air train, uma mudança no ar dos comboios

Há alturas do dia em que a lotação de passageiros nos comboios é considerável, tendo implicações na qualidade do ar. Para tornar o ar mais fresco e natural durante as viagens, um designer italiano decidiu desenvolver um projecto que recorre à ajuda das plantas.

O projecto denominado Air Train, da autoria de Francesco Codice, consiste na instalação de pequenos “jardins” na parte superior dos comboios, que não só contribuem para purificar o ar como influenciam a beleza visual do espaço.

“As plantas cooperam naturalmente para absorver o excesso de gás carbónico do ambiente e manter o mais alto nível de oxigénio disponível”, explicou Codice.

Para além de proporcionar uma melhoria na qualidade do ar, o Air Train permite ainda que os passageiros contactem directamente com o verde das plantas e mantém uma temperatura interna agradável, mesmo nos dias mais quentes.

Para que absorvam uma parte da luz do sol (fotossíntese), as plantas são colocadas em compartimentos transparentes, que simulam clarabóias de luz natural e permitem a sua visualização na parte exterior do comboio.

O projecto faz, no entanto, uma exigência: a escolha das plantas utilizadas no interior do veículo deverá ter em conta a sua resistência a ambientes internos e os seus odores, com vista a não incomodar os passageiros.

Fotos: via Inhabitat 

Deixar uma resposta

Patrocinadores