Moinho mais velho de Inglaterra reconstruído por voluntários (com FOTOS)
Em 1970, o moinho inglês Lacey Green, então com 320 anos, estava perto do colapso, um cenário negro para aquele que já então era o mais velho em solo britânico. Depois de várias obras de restauração, que decorreram durante 15 anos, o moinho é agora uma das atracções da zona da Wycombe, Buckinghamshire.
Esta é a prova de como uma reabilitação patrimonial é mais do que preservar a história e cultura, mas também um potencial foco de atenção turística e dinamização da economia local.
A reabilitação foi ideia de um grupo de voluntários e liderada, tecnicamente, por Christopher Wallis, que tinha trabalhado na restauração de mais de 20 moinhos. A primeira década da restauração foi passada a restaurar a estrutura do moinho. As suas oito paredes foram cercadas com madeira, para reforçar a estrutura. Depois, foram instaladas quatro novas vendas, antes de ter sido colocado um mecanismo para conduzir a engrenagem e garantir que as velas principais enfrentam sempre o vento.
Construído em 1650 em Lacey Green, a primeira recuperação do moinho deu-se em 1800. Foi também nesta época que ele foi modernizado. Em 1915, o primeiro sinal de decadência: o moinho fechou. Poucos anos depois, porém, ele começou a ser utilizado como casa de fim-de-semana, até começar a ficar deteriorado e em mau estado.
Nos anos 60, o moinho esteve perto da destruição, mas o trabalho de restauração – que durou os tais 15 anos – ficou concluído em 1986. Em 2013, uma nova página na história do moinho: ele recebeu o prémio Engineering Heritage Awards, da Institution of Mechanical Engineers, em reconhecimento não só da sua antiguidade como da sua reconstrução. Veja algumas fotos do estado actual do moinho.