Moinho mais velho de Inglaterra reconstruído por voluntários (com FOTOS)



Em 1970, o moinho inglês Lacey Green, então com 320 anos, estava perto do colapso, um cenário negro para aquele que já então era o mais velho em solo britânico. Depois de várias obras de restauração, que decorreram durante 15 anos, o moinho é agora uma das atracções da zona da Wycombe, Buckinghamshire.

Esta é a prova de como uma reabilitação patrimonial é mais do que preservar a história e cultura, mas também um potencial foco de atenção turística e dinamização da economia local.

A reabilitação foi ideia de um grupo de voluntários e liderada, tecnicamente, por Christopher Wallis, que tinha trabalhado na restauração de mais de 20 moinhos. A primeira década da restauração foi passada a restaurar a estrutura do moinho. As suas oito paredes foram cercadas com madeira, para reforçar a estrutura. Depois, foram instaladas quatro novas vendas, antes de ter sido colocado um mecanismo para conduzir a engrenagem e garantir que as velas principais enfrentam sempre o vento.

Construído em 1650 em Lacey Green, a primeira recuperação do moinho deu-se em 1800. Foi também nesta época que ele foi modernizado. Em 1915, o primeiro sinal de decadência: o moinho fechou. Poucos anos depois, porém, ele começou a ser utilizado como casa de fim-de-semana, até começar a ficar deteriorado e em mau estado.

Nos anos 60, o moinho esteve perto da destruição, mas o trabalho de restauração – que durou os tais 15 anos – ficou concluído em 1986. Em 2013, uma nova página na história do moinho: ele recebeu o prémio Engineering Heritage Awards, da Institution of Mechanical Engineers, em reconhecimento não só da sua antiguidade como da sua reconstrução. Veja algumas fotos do estado actual do moinho.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...