Mondeguina: esta é a nova espécie de borboleta em Portugal
A nova espécie de borboleta noturna acaba de ser descrita num artigo publicado na revista Nota Lepidopterologica. A equipa de investigadores, que inclui Martin Corley e Sónia Ferreira do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO) e Jorge Rosete, descobriu a nova borboleta ao identificar diferenças na sua anatomia e no seu código de barras de ADN que a tornam distinta das espécies já conhecidas.
Observou-se que a nova espécie e uma outra espécie muito próxima possuem características morfológicas distintas, particularmente as antenas longas e as asas posteriores incomumente esbeltas. Após um estudo detalhado dos exemplares disponíveis foi possível concluir que estas duas espécies pertencem a um novo género, o qual é igualmente descrito no trabalho publicado.
Uma homenagem ao mais longo rio inteiramente português e outra ao Atlântico
Após o reconhecimento para a ciência (género e espécie) foi necessário proceder à escolha dos seus nomes. Os autores do artigo decidiram, então, nomear o novo género de borboleta noturna em homenagem ao rio Mondego, o rio mais longo inteiramente português e que inclui no seu trecho terminal o habitat da nova espécie descrita para a ciência.
Paralelamente, ao nomear a nova espécie como Mondeguina atlanticella, os investigadores fazem alusão à proximidade dos locais onde a espécie é conhecida ao oceano Atlântico, contrastando com a sua espécie mais próxima que ocorre na proximidade do mar Mediterrâneo e se designa Mondeguina mediterranella.
Chama-se “Mondeguina atlanticella“ e é a nova espécie de borboleta noturna, encontrada na Ilha da Morraceira, cujo nome surge em homenagem ao rio Montego e ao oceano Atlântico! Uma descoberta feita por investigadores do CIBIO-inBIO da @UPorto #science https://t.co/PLRzmsk4m8
— Universidade Porto (@UPorto) June 8, 2020