Monitorização da Água: Qual é a disponibilidade hídrica atual em Portugal
Celebra-se hoje o Dia Mundial da Monitorização da Água, cujo objetivo é sensibilizar os cidadãos para a proteção dos recursos hídricos através da monitorização dos recursos hídricos locais.
Conforme indica o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), na semana de 11 de setembro, das 57 albufeiras monitorizadas, 18 têm disponibilidade inferior a 40% do seu volume total, e 7 têm disponibilidade superior a 80% do volume total. Destacam-se de forma geral, com disponibilidade inferior as do Sado e Mira, e com disponibilidade superior as do Douro e Lima.
A 11 de setembro, em comparação ao último dia do mês de agosto, verificou-se um aumento do volume armazenado em 1 bacias hidrográficas e a descida em 11.
“Os armazenamentos a 11 de setembro por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de setembro (1990/91 a 2018/19), exceto para as bacias de Ribeiras do Oeste, Sado, Guadiana, Mira e Ribeiras do Algarve” refere o SNIRH.
Contudo, espera-se um aumento das disponibilidades hídricas em todo o país durante o mês de setembro, derivado das condições meteorológicas previstas.