Movimento “Pais-em-Rede” volta hoje a Belém



Chama-se “Pais-em-Rede”, é um movimento cívico que junta “famílias especiais” para a promoção da inclusão de pessoas deficientes e vai hoje apresentar os primeiros objectivos enquanto associação, numa reunião com a primeira-dama Maria Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

“Nesta apresentação, os membros da direcção e os coordenadores distritais e locais irão transmitir aquilo que já fizemos e o que pretendemos fazer, não apenas à nossa anfitriã, mas também aos órgãos de comunicação”, explica a associação no seu site.

O movimento, que pretende promover a inclusão dos deficientes e melhorar progressivamente a sua qualidade de vida, foi criado ainda em 2009, depois de um encontro promovido pela própria primeira-dama portuguesa com um grupo de mães de crianças, jovens e adultos portadores de doenças raras e deficiências.

Deste encontro surgiu a ideia de que o trabalho em rede era o caminho a seguir pelas pessoas envolvidas com esta temática.

Hoje, o movimento tem vários núcleos distribuídos por todo o País e estima que existam cerca de 600 mil pessoas com incapacidades cognitivas, motoras ou sensoriais.

O movimento dedica-se a apoiar as famílias, incentivando o desenvolvimento de competências parentais através de cursos de formação e oficinas de pais e procurando encontrar soluções práticas para os problemas das pessoas incapacitadas.

De acordo com o site do movimento, a reunião será alvo de uma reportagem na RTP1.

Paralelamente, o Pais-em-Rede vai também participar, a 6 de Novembro, no colóquio internacional “A força dos pais”, que se realiza na Fundação Calouste Gulbenkian. É a primeira vez que se realiza, em Portugal, um congresso centrado na perspectiva da pessoa e da família.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...