Movimento ECO garante €7 milhões para prevenir incêndios em Portugal



Criado em 2007, o Movimento ECO – empresas contra os fogos – é já uma das campanhas de referência no Verão português. Ela parte de uma premissa: a floresta representa mais de 35% do território português e mais de 50% dos incêndios no país são consequência de actos negligentes.

Este ano não foge à regra, e as empresas voltam a associar-se à mega campanha conjunta de sensibilização nacional para a prevenção de incêndios. A campanha terá uma difusão nacional, sobretudo através de televisão e rádio, num investimento equivalente a €7 milhões, integralmente suportados pelas empresas aderentes ao Movimento ECO, como a Fundação PT.

Apoiada pela Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e pelo secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, a campanha iniciou-se no final de Julho e prolongar-se-á por todo o mês de Agosto.

O Movimento ECO é hoje uma das maiores e mais significativas iniciativas de responsabilidade social colectiva em Portugal. Presidido por Murteira Nabo, o movimento assume-se como um desígnio nacional na prevenção dos incêndios florestais, através de campanhas de sensibilização promovidas por várias empresas, que disponibilizam os seus meios de divulgação, internos e externos, e uma contribuição financeira para a disseminação da mensagem: Portugal sem fogos depende de todos.

“Segundo vários estudos nacionais, os fogos florestais resultam, na sua grande maioria, de comportamentos negligentes, os quais só são corrigidos com um grande e permanente esforço de sensibilização», refere Murteira Nabo em comunicado. “O Movimento ECO e as empresas que lhe dão corpo têm contribuído de forma muito relevante para esta sensibilização que, a cada ano que passa, se nota estar a modificar comportamentos”.

As empresas que participam no Movimento ECO, além de contribuírem para a concretização de uma campanha de sensibilização a nível nacional, promovem as suas próprias iniciativas. Pela parte do Movimento ECO, são produzidas e colocadas à disposição das empresas diversas peças de apoio à divulgação das mensagens, nomeadamente spots de TV e rádio, banners para internet, folhetos, anúncios de imprensa, cartazes e outdoors que são usados pelos parceiros.

Foto: kirilhristov / Creative Commons





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