M&S descobriu que britânicos deitam fora €115 milhões (R$295 milhões) de roupa usada apenas uma vez
Sabia que os 12 milhões de consumidores britânicos deitam fora, todos os anos, uma peça de roupa que foi usada apenas uma vez? Aparentemente, nem as próprias empresas têxteis tinham noção desta estatística, até a marca de roupa Marks & Spencer (M&S) pedir à consultora YouGov para estudar o tema.
Segundo a M&S, estes números representam €115 milhões (R$295 milhões) em roupa usada que é jogada no lixo.
Com estes dados do seu lado, a marca resolveu promover um programa de reciclagem de roupas usadas. Assim, os consumidores da M&S podem entregar estas roupas semi-novas nas lojas e a empresa garante a sua entrega à organização de direitos humanos Oxfam.
Lançado em Abril, o programa – chamado Shwopping – aceita doações de roupas de qualquer tipo e condição, para reutilização, revenda ou simplesmente reciclagem dos seus materiais básicos. Para além de roupa, os consumidores podem entregar os seus sapatos ou acessórios.
Segundo a M&S, os seus clientes já entregaram cerca de 500 mil artigos desde Abril, mas os resultados globais da iniciativa ainda não foram apresentados.