MSC World Europa, o primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a GNL, inaugurado dia 13 de novembro no Qatar



O MSC World Europa será o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo do mundo a dispor da nova tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) alimentada por gás natural liquefeito (LNG) desenvolvido pela MSC Cruzeiros, Chantiers de l´Atlantique e Bloom Energy, explica a empresa de cruzeiros em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o navio incluirá um demonstrador SOFC de 150 quilowatts que gerará energia auxiliar para fornecer ganhos de eficiência e reduções significativas de emissões de CO2 em comparação com os motores tradicionais de combustão interna. “Será um teste para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de células de combustível para navios de cruzeiro contemporâneos e oferece um potencial para permitir soluções de propulsão híbrida no futuro”, sublinha.

Linden Coppell, Director of Sustainability da MSC Cruzeiros, explica, citado em comunicado, que “estamos comprometidos com um futuro de emissões zero, razão pela qual estamos a investir fortemente no desenvolvimento de soluções de baixo teor de carbono que irão acelerar a descarbonização do setor marítimo. O MSC World Europa será o nosso navio mais eficiente até agora e ajudar-nos-á a provar e aperfeiçoar tecnologias ambientais para o futuro da nossa frota. Com este projeto, também estamos a avançar em parcerias com fornecedores de tecnologia, empresas de energia, universidades e órgãos reguladores. Todos devemos aprofundar a nossa colaboração para desbloquear um futuro com zero emissões”.

LNG atinge uma redução de C02 de até 25%

Comparado aos combustíveis padrão, o LNG “praticamente elimina” as emissões de poluentes atmosféricos, incluindo óxidos de enxofre, óxidos de nitrogénio e partículas finas, e atinge uma redução de C02 de até 25%. O LNG também permitirá o desenvolvimento de combustíveis e soluções de baixo teor de carbono, como hidrogénio verde, bio-LNG e células de combustível. Os combustíveis marítimos tradicionais “não podem apoiar essas soluções futuras”, sublinha a empresa.

A mesma fonte acrescenta que o MSC World Europa possui um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) que reduz as emissões de NOx em 90% quando o LNG não está disponível e o navio tem de operar com gasóleo marítimo. Como o combustível LNG atinge uma redução semelhante, o MSC World Europa “cumprirá sempre as normas de emissões de NOx de nível III da Organização Marítima Internacional (IMO)”. Para além disso, a conectividade de energia terra-navio permite que o MSC World Europa “minimize a utilização de motores nos portos onde a infraestrutura necessária está disponível”.

Tal como acontece com todos os novos navios da MSC Cruzeiros, o MSC World Europa também apresenta a mais recente tecnologia de tratamento de águas residuais, em conformidade com a Resolução MEPC 227(64) da IMO, totalmente alinhada com os requisitos regulamentares mais rigorosos do mundo – a chamada ‘Norma Báltica’. O navio inclui um sistema avançado de tratamento de águas de lastro que impede a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por meio de descargas em águas de lastro, em conformidade com a Convenção de Gestão de Águas de Lastro da IMO.

O MSC World Europa incorpora uma ampla gama de equipamentos para otimizar a utilização de energia em todo o navio. Estes incluem ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado, com circuitos automatizados de recuperação de energia, permitindo uma distribuição eficaz de calor e frio em todo o navio. O navio utiliza iluminação LED controlada por sistemas de gestão inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de poupança de energia. Em parceria com o estaleiro, o MSC World Europa foi concebido com um formato de casco inovador para minimizar a resistência através da água. Ele também será equipado com sistemas automáticos de recolha de dados para monitoração remota de energia e análise avançada, permitindo suporte em energia em terra em tempo real para otimizar a eficiência operacional a bordo.

Esses avanços de eficiência e o uso de LNG “permitirão um desempenho operacional muito superior  ao dos critérios de conceção energética exigidos pela OMI para os novos navios. O MSC World Europa foi concebido para ter um desempenho 47% melhor do que o exigido Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI)”, explica a empresa.

A mesma fonte ainda que o casco e a casa de máquinas do MSC World Europa foram concebidos para minimizar o impacto acústico submarino, reduzindo o potencial impacto sobre os mamíferos marinhos nas águas circundantes.

A MSC Cruzeiros tem três encomendas de navios movidos a LNG, para entrega entre 2022 e 2025, representando um investimento de mais de 3 mil milhões de euros. O MSC World Europa será seguido pelo MSC Euribia, que também está atualmente em construção em Saint Nazaire e deve entrar em serviço em 2023. A construção do terceiro navio deve começar no início de 2023, conclui.

 

 

 

 





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