Município de Viseu adere ao movimento europeu “Acordo Cidade Verde”
O Município de Viseu aprovou hoje a adesão ao Acordo Cidade Verde (Green City Accord), um movimento voluntário europeu que quer promover cidades mais verdes, limpas e saudáveis.
A iniciativa foi lançada em 2020 pela Comissão Europeia, e tem como principal visão a de que em 2030, as cidades aderentes, sejam “locais atrativos para viver e irão promover a saúde e o bem-estar dos cidadãos”, que estes “vão respirar ar limpo, desfrutar de água limpa, ter acesso a parques e espaços verdes e experienciar menos ruído ambiental”, e que a “economia circular será uma realidade e os resíduos serão transformados em recursos, ao encorajar a reutilização, reparação e a reciclagem”.
Esta visão é assim reforçada através de medidas a implementar nas cidades, sob garantia do Presidente da Câmara Municipal.
António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, afirma “Esta é uma visão, definida pela própria Comissão Europeia, com a qual Viseu não poderia estar mais alinhado. Ainda há dias, um estudo internacional apontou a nossa cidade como aquela que apresenta a melhor qualidade do ar em todo o país”.
De recordar que Viseu está entre as cidades europeias menos poluídas. No recente estudo do ISGlobal sobre a poluição do ar, Viseu está na 821ª posição em termos de níveis de dióxido de azoto (NO2), e na 801ª posição em termos de partículas finas, entre as 858 cidades analisadas – sendo que o 858º lugar pertence à cidade que tem melhor classificação.