Município de Viseu lança 5ª edição do Orçamento Participativo com o tema “Cidade-Jardim”



Está de volta mais uma edição do Orçamento Participativo de Viseu (OP). Este ano, o Município elegeu a temática “Cidade-Jardim”, na qual incentiva a propostas nas áreas da sustentabilidade, da valorização ambiental e da qualidade de vida.

Com um orçamento de 300 mil euros, a iniciativa promove a participação cívica em toda a região, e começa a fase de apresentação de propostas já amanhã. As mesmas serão aceites até ao dia 18 de abril, e a votação vai decorrer de 16 de junho a 18 de julho. A divulgação dos vencedores será feita em agosto, numa data ainda a confirmar.

“Este ano recuperámos o slogan histórico Viseu Cidade-Jardim, algo que significa muito para os viseenses. Era obrigatório chamar os cidadãos a contribuir com as suas ideias para este conceito, que queremos que se mantenha por muitos anos”, explica o Presidente da autarquia, António Almeida Henriques.

O Município apresenta nesta 5ª edição duas linhas de participação: uma dirigida às escolas secundárias, profissionais e do ensino superior, o OP Cidade-Jardim Escolar, com 50 mil euros de orçamento; e outra direcionada para toda a comunidade, a linha OP Cidade-Jardim, à qual é alocada a restante verba.

Entre as tipologias de projeto e intervenção, encontram-se pontos como a “valorização ambiental ou de equipamento de jardins, matas, bosques ou de espaço público”, “criação, qualificação ou expansão de hortas pedagógicas em escolas”, “equipamentos de eficiência energética”, “aquisição de equipamentos para compostagem doméstica enquadrada em aglomerados ou bairros adequados” e “projetos de bike sharing/rental ou car sharing”.

A submissão de propostas deve ser feita através do site oficial da iniciativa, na seguinte página.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...