Museu da Carris faz hoje 13 anos e oferece presentes a visitantes



O Museu da Carris comemora esta quinta-feira 13 anos de existência e vai brindar os primeiros 13 visitantes do dia algumas surpresas. Para além de poderem conhecer, por dentro e por fora, os conhecidos “amarelos” e os antigos autocarros de dois andares, os visitantes mais madrugadores vão receber um presente que simboliza a ligação estreita que existe entre Lisboa e os seus veículos mais famosos.

Aberto desde 12 de Janeiro de 1999, o museu acumula todo o património e experiência da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, fundada em 1872. Com o maior importante acervo no que toca a transportes públicos na cidade, aquele espaço, com cerca de dois mil metros quadrados, reúne um conjunto de veículos que ainda se encontram em perfeito estado de conservação, sendo que muitos ainda são usados para viagens com turistas.

Nos últimos anos, o museu tem vindo a conquistar mais visitantes, especialmente turistas, de diferentes faixas etárias. Mas é o público escolar que se mostra mais curioso e fascinado pelas colecções expostas. Existe, inclusivamente, um departamento de Serviços Educativos que desenvolve abordagens mais sensoriais e experimentais ao acervo, sem descurar a componente pedagógica. Esta é também uma forma de sensibilizar as novas gerações para a utilização do transporte público na mobilidade urbana e para a preservação ambiental.

O Museu da Carris, que se situa no Complexo da Carris de Santo Amaro, em Lisboa, está aberto de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Ao sábado, encerra para almoço, entre as 13 e as 14 horas, e aos domingos e feriados encontra-se encerrado. Os preços variam entre 1,25 e 2,50 euros, sendo que o comunicado adianta que existe um bilhete família por quatro euros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...