Na Austrália, uso de sacos de plástico caiu em 80% em apenas três meses



Em apenas três meses, a quantidade de sacos descartáveis vendidos na Austrália caiu 80%, o que poupou ao ambiente 1,5 mil milhões de toneladas de plástico. O feito foi conseguido porque duas das maiores cadeias de supermercados no país decidiram acabar com a venda de sacos de plástico descartáveis.

Numa altura em que o Parlamento Português, pela mão do PCP, PSD e CDS, chumbou a proposta do Governo de aumentar o preço dos sacos de plástico descartáveis, este exemplo mostra como a sociedade civil pode dar o bom exemplo e fazer avançar o estado de coisas em áreas fulcrais como esta.

A Woolworths e a Coles eliminaram a venda de sacos de plástico em junho deste ano. Estima-se que ambas as cadeias de supermercados sejam responsáveis por 3,2 mil milhões de sacos anualmente. A Australian Associeted Press indica que a decisão foi tomada depois de vários anos de pressões por parte de grupos ambientais e consumidores e a National Retail Association da Austrália diz que em apenas três meses o consumo de sacos de plástico caiu 80% no país. Em algumas áreas, esta diminuição chegou mesmo aos 90%.

Resta esperar que este bom exemplo seja seguido em outros países. Por vezes, não basta esperar pelas decisões governamentais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...