Na Suíça o comboio do futuro anda sempre debaixo da terra e é controlado por robôs



Imagine um cenário onde, 24 horas por dia, são os robôs que controlam o trânsito num túnel com perto de 70 km. Se esta imagem lhe parece tirada de um qualquer filme de ficção cientifica, saiba que esta situação pode tornar-se realidade bem mais cedo do que pensa. Pelo menos é esse o objectivo da empresa Cargo Sous Terrain, que quer ligar o Planalto Suíço a Zurique, sempre por “baixo da terra”.

O projecto teve inicio em 2016, quando a Cargo Sous Terrain apresentou o esboço que prometia ligar o Planalto Suíço a Zurique através de avançados carris. Equipado com comboios autónomos e capazes de atingir os 30km/h, o túnel seria uma peça fundamental nas trocas comerciais entre as duas zonas.

Pensado apenas para fins comerciais, o elaborado túnel seria controlado por robôs, podendo a carga ser expedida 24 horas por dia, sete dias por semana. Desta forma a troca de mercadorias passava a ser feita de forma subterrânea, diminuindo de forma drástica o trânsito automóvel que atravessa as montanhas.

Depois de Elon Musk propor equipar a cidade de Los Angels, EUA, com um sistema de transportes autónomos controlados por inteligência artificial, agora é a Suíça que quer entrar neste domínio ainda desconhecido. Há apenas um pequeno senão para pôr de pé o primeiro túnel deste projecto: o elevado investimento necessário, cerca de 3,55 mil milhões de francos suíços (3,1 mil milhões de euros).

Foto: Banda B. / via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...