NASA encontra água potável em Marte



Após analisar as amostras de rocha recolhidas pelo robô Curiosity, a NASA afirmou que foram encontradas provas de um ambiente onde existe, provavelmente, água potável para beber. O Curiosity permanecerá em Marte para recolher novas provas durante o próximo ano e meio, avança o The Guardian.

“Descobrimos um ambiente habitável que é tão benigno e ligado à vida que, provavelmente, tem água suficientemente boa para beber”, explicou um porta-voz da NASA.

David Blake, principal investigador de Química e Mineralogia do Curiosity, informou que esta é a primeira prova definitiva de que existiu um ambiente capaz de albergar a vida além da Terra.

A amostra foi retirada do leito rochoso sedimentar, numa área onde uma pesquisa anterior provou ter existido um antigo rio ou lago. As análises demonstraram que ela contém minerais de argila, de sulfato, além de outras substâncias químicas.

Com base nas análises desses elementos químicos, os cientistas conseguiram determinar que a água em que as rochas foram formadas tinha um pH relativamente neutro, ou seja, não salgado, ácido ou oxidante demais.

Estes novos dados ajudam a dar uma ideia de como foi a aparência do planeta vermelho numa era anterior, com um possível lago de água doce e um Monte Sharp coberto de neve. Mas, alertaram os cientistas, esta aparência não seria recente.

Os cientistas também notaram que será necessário recolher mais amostras rochosas para confirmar estes resultados porque é possível que carbono residual na perfuratriz tenha afectado as análises.

O Curiosity, um robô com seis rodas e dez instrumentos científicos a bordo, é o veículo mais sofisticado já enviado para outro planeta.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...