NASA pede ajuda aos internautas para dar alcunha a corpo celeste

(486958) 2014 MU69: é este o nome impronunciável de uma rocha localizada na Cintura de Kuiper, para lá da órbita de Neptuno, nos confins do sistema solar. Decidida a encontrar um nome mais fácil, a NASA pede agora ajuda aos internautas para encontrar uma alcunha para esta rocha gelada.

As estimativas indicam que este corpo celeste foi formado há cerca de 4,600 milhões de anos, tendo passado despercebido durante séculos e séculos. Recentemente, há coisa de três anos, foi finalmente descoberto pelo famoso telescópio Hubble Space, preciosa ferramenta da astronomia a enviar imagens do sistema solar para a Terra de 1990.

Dentro de aproximadamente dois anos, a 1 de Janeiro de 2019, a sonda New Horizon passará bem perto do (486958) 2014 MU69, num momento inédito na história dos voos espaciais. A pensar já em possíveis (e convenhamos bastante prováveis…) problemas de comunicação em pronunciar o nome desta rocha gelada, a NASA conta com as sugestões de alcunhas até ao próximo dia 1 de Dezembro. O resultado será conhecido em Janeiro de 2018.

Até ao momento Mjölnir- o famoso martelo do Thor- surge com larga vantagem nas hipóteses a votação, seguido de peanut, almond e cashew.

Foto: NASA

Patrocinadores

css.php