Naufrágio faz pelo menos 10 mortos na Nigéria
Pelo menos 10 pessoas morreram esta terça-feira à noite devido ao naufrágio de um barco nas águas do rio Níger, no norte da Nigéria, segundo as autoridades citadas hoje pelos meios de comunicação locais.
O acidente ocorreu na área do governo local de Koko-Besse, no estado de Kebbi, quando um navio de construção precária, que transportava mais de 100 produtores de arroz para Samanaji, uma cidade ribeirinha, virou.
“Quase todos os passageiros são jovens, rapazes e raparigas pequenos. Encontrámos quatro cadáveres femininos e seis masculinos”, disse o presidente do distrito de Koko-Besse, Yahaya Bello.
“Resgatámos mais de 80 passageiros e continuamos à procura dos outros que estão desaparecidos”, acrescentou Belo, em declarações aos jornalistas na quarta-feira.
O naufrágio, frisou o presidente, ocorreu após uma recente reunião com líderes e operadores de barcos locais para “alertá-los contra o uso de barcos velhos e degradados, sobrecarregados e que viajam à noite”.
Os naufrágios de navios são frequentes nas vias fluviais nigerianas devido à sobrecarga e falta de manutenção, especialmente durante a estação chuvosa.
Pelo menos 76 pessoas morreram em outubro no naufrágio de uma embarcação no estado de Anambra (sudeste), Nigéria, após uma falha no motor.