Nazaré finalmente em destaque no New York Times
Uma foto de Garrett McNamara – o surfista norte-americano que conquistou os portugueses com o marketing que vai fazendo à vila da Nazaré – a prepara-se para as ondas ilustra o artigo que o reputado The New York Times dedicou, no domingo, à praia portuguesa.
O artigo fala na Praia do Norte, na “vila de pescadores” que a envolve e no que tudo isso representa para a região. “Apesar do seu charme e da incrível igreja do século XIV, a Nazaré tem visto tempos maus, com o declínio da então próspera indústria da pesca e a fuga da população jovem local. E isto tudo foi antes da crise do euro e da queda abrupta da economia portuguesa”, explica o jornal.
Até que, devido a uma foto “que electrizou o mundo no último mês”, a vila tenta agora rentabilizar o seu momento de fama e promover-se e a sua agora famosa praia, um local de surf a ter em conta.
O artigo fala das ondas – os inimigos invencíveis – das mortes dos pescadores e turistas e de um local muito especial, onde as viúvas choram os seus maridos. “Durante muitos anos, não sabíamos se estas ondas eram surfáveis. Eram muito grandes”, explicou ao NYT Dino Casimiro, um professor de educação física.
Mas o soundbyte mais poderoso do artigo é dito pelo próprio McNamara. “A Praia do Norte é o segredo mais bem guardado do mundo”, explicou.
O artigo explica também como em 2005, Dino Casimiro comprou uma câmara fotográfica, tirou fotos das mais impressionantes ondas e enviou-as a McNamara, que então só conhecia da internet. O resto da história é conhecido: o surfista norte-americano tornou-se um habitué na Nazaré e a fama da vila estende-se agora por todo o mundo. Como poderá a Nazaré, agora, capitalizar esta fama em investimento e receitas? Esta pergunta nem o NYT sabe responder.