Nestlé Portugal lança Prémio de Sustentabilidade



No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nestlé Portugal lança o Prémio de Sustentabilidade Nestlé com o objetivo de incentivar os seus parceiros de negócio, fornecedores de matérias-primas, material de embalagem e serviços, a partilhar com a Sociedade as suas boas práticas de sustentabilidade, seguindo aquela que é também uma preocupação constante da Nestlé: partilhar valor com as pessoas, com as comunidades e com o planeta ao longo da sua cadeia de valor, indicou a empresa em comunicado.

Desta forma a empresa convidou os seus parceiros a candidatarem as suas melhores práticas de sustentabilidade ao Prémio de Sustentabilidade Nestlé que premiará as melhores iniciativas nos três pilares do seu propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável: para Pessoas e Famílias, para as Comunidades e para o Planeta.

Assim, podem concorrer projetos com impacto nestes três âmbitos, que, pela sua natureza, contribuam para uma vida mais saudável das pessoas, sejam elas colaboradores, clientes ou consumidores, que criem e partilhem valor com as comunidades onde se inserem ou que protejam o meio ambiente.

“Ao convidar os seus parceiros de negócios a partilharem com a Nestlé as suas melhores iniciativas nestes três campos, a Nestlé está também a dar-lhes conhecimento daquilo que de melhor tem feito.”, explica o comunicado.

Pessoas e Famílias

Como companhia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar, um dos principais focos da Nestlé é a melhoria contínua dos produtos do seu portefólio, um trabalho que começou há muitos anos atrás com o objetivo de proporcionar produtos nutricionalmente mais equilibrados e adaptados ao gosto dos consumidores. Os exemplos de reformulação, com reduções de açúcar, sal e gorduras saturadas, estão já presentes nas nossas categorias de consumo, desde a nutrição infantil aos cereais de pequeno-almoço, desde os produtos culinários à nutrição clínica, passando pelos achocolatados e até pelo açúcar que acompanha as principais marcas de café do mercado. Como resultado deste trabalho a Nestlé conseguiu retirar do mercado, desde 2013, 2.750 toneladas de açúcar, o equivalente a 687 milhões de colheres de chá ou 11 mil milhões de kCal.

Mas não é apenas ao nível da redução destes ingredientes que a otimização do portefólio da companhia se tem desenvolvido. Atenta à constante evolução das necessidades dos consumidores a Nestlé tem introduzido novos ingredientes aos seus produtos e lançado novas gamas nas áreas bio e nos segmentos das restrições alimentares, com produtos sem glúten e sem lactose, ou ainda gamas flexitarianas com a nova marca Garden Gourmet.

Comunidades

Na partilha de valor com as comunidades onde se insere, a Nestlé tem desenvolvido desde 1999, em parceria com o Ministério da Educação, o programa “Nestlé Por Crianças mais Saudáveis”. O objetivo deste programa é ensinar os mais novos – alunos do pré-escolar e ensino básico – a desenvolver hábitos de alimentação saudáveis inseridos em estilos de vida ativos. Só no último ano letivo (2018/19), e de forma direta, este programa impactou 156.126 crianças e 31.662 adultos. Analisando o impacto indireto pela informação transportada pelas crianças para o seio familiar então o número total de impactados ascende às 519.341 pessoas (crianças e adultos).

No âmbito do apoio ao emprego jovem, a Nestlé desenvolve ainda, desde 2014 o programa “Nestlé Needs Youth” para ajudar os jovens até aos 30 anos a entrar no mercado de trabalho. Só em Portugal, entre 2014 e 2019, esta iniciativa gerou 1281 novos contratos de trabalho e 468 estágios.

Mas este programa foi também mais longe ao chamar a este apoio o envolvimento dos parceiros de negócio da Nestlé, naquela que ficou designada como a “Aliança para a Juventude”. Em território nacional, a Aliança para a Juventude é constituída 18 parceiros – ALPI, BA Vidro, BPI, BP Portugal, Eurogroup Consulting, Germen, Graphics Leader Packaging, Jerónimo Martins, Lift Consulting, Logoplaste, Luis Simões, Nestlé Portugal, Portucel Soporcel, RAR Açúcar, SaicaPack, Sonae, Transportes Álvaro Figueiredo e Vodafone – e entre todos foram já criadas mais de 73.000 oportunidades de trabalho para os jovens, 10.000 oportunidades de estágio e realizados mais de 700 workshops de preparação dos jovens para a sua entrada no mercado de trabalho.

No campo da mobilidade, a Nestlé investiu em infraestruturas digitais e implementou práticas pioneiras de flexibilidade laboral que permitem aos seus colaboradores trabalharem a partir de casa (ou de onde lhes seja mais conveniente), uma medida que foi muito bem recebida pela melhoria substancial que introduz no equilíbrio trabalho/família. Outra medida de enorme sucesso foi a disponibilização de um shuttle para transporte de colaboradores entre vários pontos da cidade de Lisboa e o Campus Nestlé, sendo igualmente atribuído um subsídio de transporte aos colaboradores que adotem práticas de carpooling ou escolham utilizar o transporte público em detrimento do privado.

Planeta

A nível ambiental, a Nestlé tem vindo a reduzir com sucesso o impacto das suas operações no meio Ambiente. Em 2019 foi consolidado o objetivo de zero resíduos enviados para aterro, nesse mesmo ano a empresa reduziu em 12% o consumo de água, em 4,4% o consumo de energia e em 7% as emissões de gases com efeito de estufa.

Ainda em prol do ambiente, a Nestlé, que assumiu em 2018 o compromisso de chegar a 2025 com 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis, conseguiu, no espaço de um ano, eliminar todos os plásticos de uso único nas suas instalações, estando a fazer o mesmo nas instalações dos seus clientes do canal HORECA. No total foram já eliminadas, em 2019, 150 toneladas de plásticos ao longo de toda a cadeia de valor Nestlé.

Também em 2019, a Companhia, em conjunto com a indústria, reforçou a sua aposta na promoção de uma economia mais circular, patrocinando um projeto da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) no sentido de estudar e concluir uma recomendação sobre a reciclagem de cápsulas de café e de outras bebidas, cujas conclusões serão apresentadas em breve. Foi ainda testada com sucesso a utilização de material de ponto de venda 100% reciclável, uma prática que permite um fim de vida com valor acrescentado na economia circular.

Todas estas medidas estão a dar um importante contributo para os três pilares de impacto do propósito Nestlé e são exemplos como estes e outros que a Nestlé quer encontrar junto dos seus parceiros, para poder também aprender com eles e obter sinergias em prol da sustentabilidade.





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