Neutralidade de Carbono: António Guterres explica que é preciso “mais velocidade” e que tudo depende do “compromisso”



De 9 a 19 de novembro está em decurso o Race to Zero Dialogues, um programa que reúne líderes, cidades e empresas de todo o mundo para debater as metas a alcançar para se chegar à neutralidade de carbono em 2050, nos diferentes setores.

O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas afirmou que o mundo está na direção certa, porém, “é preciso mais velocidade” para limitar o aquecimento da temperatura média global a 1.5ºC.

Na abertura do Race to Zero, António Guterres relembrou que a União Europeia, o Japão, a Coreia do Sul, e mais 110 países uniram-se no objetivo de neutralidade previsto para daqui a 30 anos, e ainda a China em 2060. Assim, “50% do Produto Interno Bruto mundial e metade das emissões globais de dióxido de carbono estão cobertos por um compromisso”, e como tal, é necessário “promover, desenvolver e implementar planos de descarbonização confiáveis”, garante.

Este evento é também uma preparação para o 5º aniversário do Acordo de Paris, celebrado a 12 de dezembro de 2020, e para o COP26 planeado para 2021.

 

Fonte: ONU





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...