Nhood é a nova empresa global de soluções imobiliárias com triplo impacto positivo
Foi hoje anunciado o lançamento da nova empresa global de soluções imobiliárias Nhood em 10 países, inclusive em Portugal. Sob a assinatura “New Living Mood”, esta surge no contexto do ecossistema da Associação Familiar Mulliez.
A plataforma de serviços tem por base um triplo impacto positivo – para o planeta, para as pessoas e para proveitos aos ativos. No país, prevê-se uma mudança nos ativos imobiliários de uso misto, e uma nova visão urbana inspirada no conceito de cidade dos 15 minutos, onde tudo o que as pessoas necessitam está perto de casa. O objetivo é potenciar a qualidade de vida dos cidadãos e o futuro das cidades.
A Nhood planeou uma estratégia de 5 anos para Portugal, com projetos em mais de 15 localizações de Norte a Sul do país e um investimento de 500 milhões de euros. Esta irá gerar 1700 novas habitações e 3 mil postos de trabalho.
Em conversa com o Green Savers, Séverine Boutel Bodard, CEO da Nhood Portugal, considera que a implementação desta componente residencial dentro do conceito de cidade dos 15 minutos faz “mais do que sentido durante este período da Covid-19”.
“Em cada local, queremos intervir para reabilitar de forma sustentável e responsável, para pensar nas gerações futuras. Partimos de cada cidade para projetar ao longo do tempo espaços dinâmicos e conectados para aqueles que vivem, trabalham e ou simplesmente vão a estes locais para conviver. Estamos comprometidos com o nível local: queremos escutar, incluir e co-criar”, afirma.
A representante alega também que devemos olhar para os projetos como uma “abordagem que trás lucro com impacto positivo num sistema win-win, em que todas as partes ficam a ganhar”, não só o planeta, como os cidadãos e o próprio desenvolvimento das cidades. “De momento não pode ser apenas uma teoria, temos de agir. É obrigatório”.
A nível local e global, pretende-se que todos os projetos utilizem fontes de energia energias renováveis, e nesse seguimento a Nhood tem em curso um projeto de energia fotovoltaica. “A economia de energia e a biodiversidade são as duas ameaças onde nos temos de focar”, garante a CEO ao Green Savers.
Enquanto empresa, “queremos ser atores desta mudança profunda”, não só “co-criando para os cidadãos, ao transformaros espaços” mas também “provocando o debate a discussão acerca do tema”. “Quando paramos para ouvir os clientes parece magia a quantidade de pessoas que podemos trazer para o projeto”.
Séverine Boutel Bodard defende que “Portugal tem uma grande consciência em relação às questões ambientais”, mas que “ainda existe muito a fazer”. “Ficaríamos felizes em contribuir para isso” admite, acrescentando, “tenho a certeza que Portugal pode ser o ‘the one’ na Europa a reunir as melhores práticas”.