Nível das águas continua a subir na Noruega e autoridades avaliam novas evacuações
O nível das águas nos rios e lagos na Noruega continua a subir após vários dias de chuvas torrenciais e as autoridades estão a avaliar mais evacuações na região sudeste do país, foi hoje divulgado.
Enormes quantidades de água, cobertas de lixo, árvores partidas e outros detritos, estão a percorrer os caudais dos rios, segundo as agências internacionais, que relatam várias casas e parques de campismo inundados, bem como carros totalmente cobertos de lama.
The mobile house collapsed after hitting a bridge in Norway. #Norway #Flood #flooddisaster #Europe #Heavyrain #Rainfall pic.twitter.com/wiNUGZ1YBh
— anuj kumar singh (@sanuj42) August 10, 2023
Um dos locais mais afetados foi a cidade de Honefossen, onde o rio Begna galgou as margens e cerca de 2.000 pessoas já foram retiradas.
As autoridades locais estavam a considerar a possibilidade de deslocar mais pessoas para jusante, com receio de deslizamentos de terras.
South-Eastern Norway and my birth town Hønefoss has a 50-year flood after heavy rainfall. This is what the city waterfall looked like yesterday, and still the levels are increasing. And I’m stuck at the cabin at Golsfjellet, all roads to Oslo are closed… pic.twitter.com/0rPsWNucca
— Greger Teigre Wedel (@GregerWedel) August 10, 2023
“Estamos constantemente a tentar pensar alguns passos à frente. Estamos prontos para premir um botão vermelho ainda maior”, afirmou Magnus Nilholm, chefe dos serviços de emergências na região de Honefossen, em declarações à emissora norueguesa NRK.
O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, desloca-se hoje a Honefossen.
Até ao momento, as autoridades norueguesas não forneceram o número de pessoas retiradas e deslocadas a nível nacional nos últimos dias, mas estimam que os prejuízos relacionados com a tempestade Hans, que atingiu esta semana o norte da Europa e afetou particularmente o sudeste da Noruega, possam ascender aos 100 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de euros).
Na quarta-feira, uma barragem no sul da Noruega sofreu uma rutura parcial, após dias de chuva torrencial.
Inicialmente, os responsáveis locais chegaram a considerar a hipótese de fazer explodir parte da barragem da central hidroelétrica de Braskereidfoss para impedir que as povoações nas imediações fossem inundadas, mas a ideia foi descartada depois de a água irromper pela estrutura.