Noruega cancela financiamento para a caça de focas
O parlamento da Noruega chumbou o subsídio de €1,4 milhões que estava previsto para a caça de focas com fins comerciais em 2015. O apoio estatal representava 80% do financiamento das empresas de caça.
Desta forma, a controversa actividade vai deixar de ser subsidiada pelo Estado norueguês. “O parlamento não vai proibir a caça de focas mas acreditamos que esta actividade acabará por desaparecer com o fim dos subsídios”, afirma o deputado Gier Pollestad, do Comité do Comércio e das Pescas do Parlamento da Noruega, cita o The Local.
Na Noruega são pescadas 12.000 focas por ano pelo que o subsídio governamental representava cerca de €110 por animal.
Em 2010, a União Europeia impôs um embargo aos produtos provenientes da caça de focas, considerando que esta prática promove a brutalidade contra os animais.
Habitualmente, as focas são abatidas a tiro ou com um utensílio conhecido como “hakapiks”, uma espécie de foice com martelo instalado num pau que, de acordo com os caçadores, permite abater o animal de foram rápida e indolor, além de não estragar o pêlo.
A Noruega e o Canadá – líder de caça à foca para fins comerciais – têm tentado combater, sem sucesso, o embargo europeu, que apenas prevê excepções para a actividade comercial de povos indígenas.
Foto: Margaret the Novice / Creative Commons