Noruega: nesta cidade do futuro a poluição tem entrada vedada
Imagine um local onde, contrariamente ao habitual, o impacto ecológico da cidade é positivo. Parece-lhe o cenário de um qualquer filme de ficção científica futurista, bem longe da realidade? Pois bem, em breve esta realidade digna de cinema, ganhará forma no centro de Oslo, num bairro onde a poluição tem entrada vedada.
Criado pelos ateliers de arquitectura Haptic e Nordic, o Oslo Airport City será contruído lado a lado com o Aeroporto de Oslo, uma infra-estrutura onde a pegada ecológica já é incrivelmente reduzida. Com quatro quilómetros quadrados, o Oslo Airport City tem um objectivo claro: usar única e exclusivamente energias renováveis, obtidas localmente. Caso haja excesso de produção energética, será reencaminhado para o aeroporto e para as localidades próximas.
Mas não é só ao nível da produção energética que o Oslo Airport City quer ser um exemplo de sustentabilidade. Árvores de varias espécies e tamanhos serão plantadas por toda a cidade, num convite à comunidade para sair de casa e respirar o ar puro. O centro da cidade será “zona livre de automóveis”, havendo no entanto planos para uma rede de veículos autónomos adaptados às necessidades locais.
Um projecto fascinante para ir acompanhando ao longo do tempo, já que a cidade está pensada para ir sendo construída progressivamente, durante um espaço de 30 anos. O inicio da construção desta “cidade poluição zero” está marcada para 2019.
Foto: Haptic Architects