Nova edição do projeto TransforMAR arranca amanhã e vai percorrer quase 30 praias portuguesas



Amanhã, dia 11, arranca mais uma edição do TransforMAR, iniciativa dinamizada pelo Lidl, em colaboração com o Electrão, a Marinha Portuguesa e Brigada do Mar, contando com o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Quercus. O objetivo do projeto é alertar a comunidade portuguesa para a problemática mundial dos resíduos plásticos.

Depois de nos últimos cinco anos ter recolhido mais de 180 toneladas de resíduos plásticos e metal nas praias portuguesas, transformando-os em benefício da comunidade, o TransforMAR marcará agora presença em quase 30 praias, marítimas e fluviais, de norte a sul do país.

De acordo com o Electrão e os dados disponíveis de 2022, no nosso país, apenas 50% das embalagens de plástico são recolhidas e recicladas, com impacto significativo no Ambiente, pelo que o TransforMAR está de regresso este verão para sensibilizar para a importância de uma boa conduta ambiental e para os princípios da economia circular – através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício dos resíduos de plástico e metal.

Para além da implementação de depósitos próprios para recolha e reciclagem de plástico e metal nas praias, e da dinamização de atividades de sensibilização para toda a família, o projeto quer ainda chegar a crianças em colónias de férias, através de ações lúdico-pedagógicas, promovendo uma aproximação do projeto às escolas. Os resíduos plásticos e metal recolhidos nestes depósitos serão entregues aos municípios, para que entrem no circuito de reciclagem.

Adicionalmente, através de um protocolo de colaboração com a Marinha Portuguesa, o TransforMAR irá financiar operações de recolha de redes de pesca em alto mar, um material regularmente deixado na água, que destrói os habitats, espécies marinhas e ameaça também a saúde humana – anualmente em Portugal, a Marinha e as Autoridades Marítimas removem cerca de 6 toneladas de redes de pesca do oceano. Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares do projeto, as redes recolhidas nestas operações serão transformadas em sacos de fibras recicladas cujo valor de venda continuará a apoiar a atividade da Marinha na preservação do habitat marinho.

Quem se associa uma vez mais ao TransforMAR, pelo 4º ano consecutivo, é também a ONG Brigada do Mar na realização de ações de limpeza da costa portuguesa – 6 terrestres e 3 subaquáticas -, com o objetivo de recolher grandes quantidades de resíduos plástico, promovendo a descontaminação das zonas mais poluídas. Estas ações são abertas a todos os voluntários que pretendam participar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...