Nova espécie de caracol do mar baptizada em homenagem ao vocalista dos Clash
Alviniconcha strummeri. Assim se chama uma das novas espécies de caracol do mar descobertas recentemente. Devido à natureza “dura” deste caracol marinho, que vive nas profundezas oceânicas mais quentes e mais ácidas, bem perto de fontes hidrotermais, os cientistas resolveram comparar este animal a Joe Strummer, antigo vocalista da banda punk britânica The Clash, e deram-lhe o seu nome.
A nova espécie de caracol – uma de cinco novas descobertas através da sequenciação de ADN – vive nos oceanos Pacífico e Índico a cerca de 2.000 metros de profundidade. O estudo com a descoberta das novas espécies foi publicado na revista científica Systematics and Biodiversity.
“Estes caracóis parecem punk rockers dos anos 70 e 80, têm sangue cor púrpura e vivem num ambiente extremo. Como tal, decidimos baptizar uma das espécies em homenagem a um ícone do punk rock”, explica Shannon Johnson, investigadora no Monterey Bay Aquarium Research Institute, na Califórnia, cita a Time.
Esta não é a primeira vez que novas espécies de animais são baptizados em homenagem a figuras da música. Em 2013, uma equipa de cientistas baptizou uma nova espécie de lagarto em homenagem a Jim Morrison, dos The Doors. Outra equipa denominou uma nova espécie de parasita em homenagem a Bob Marley e este ano, um novo fóssil de hipopótamo foi baptizado para homenagear Mick Jagger, dos Rolling Stones.
Foto: Dave Smitham / Creative Commons