Nova estratégia de sustentabilidade do Ikea prevê independência energética até 2020
O Ikea anunciou hoje a sua nova estratégia de sustentabilidade, um plano que estabelece novos objectivos e acções concretas até 2020 e que tem três áreas de foco: inspirar e permitir a milhões de pessoas viverem uma vida mais sustentável em casa; alcançar a independência energética e de recursos e liderar na criação de uma vida melhor para as pessoas e comunidades.
Entre os objectivos da multinacional sueca estão a independência energética – produzir a mesma quantidade de energia renovável do que aquela que é consumida em todas as lojas, um plano que prevê o investimento de €1,5 mil milhões (R$ 3,9 mil milhões) em projectos de energia eólica e solar.
A eficiência energética é outro dos pilares da estratégia, que passa por reduzir o consumo de energia em 20%, encorajando os fornecedores a adoptarem os mesmos objectivos.
“Vamos desenvolver a gama Ikea, [para termos] produtos cada vez mais sustentáveis e assegurar que todos os principais artigos de decoração para casa são renováveis, recicláveis ou reciclados, incluindo a sua embalagem”, explica a empresa.
Denominado Pessoas Positivas, Planeta Positivo, o projecto prevê ainda converter toda a gama de iluminação em LED – que tem uma durabilidade de 20 anos e utiliza até menos 85% de energia – oferecer electrodomésticos mais eficientes e criar soluções de baixo custo para a selecção e redução de resíduos e de água em casa.
Finalmente, o Ikea diz que vai apoiar e promover bons locais de trabalho em toda a sua cadeia de valor, encorajando os fornecedores a cumprirem a política de compras do grupo e a partilharem os seus valores.
Saiba mais sobre esta estratégia no site da multinacional sueca.