Nova Iorque aprova utilização de marijuana para fins medicinais
Nova Iorque vai tornar-se no 21º estado norte-americano a permitir a utilização de marijuana para fins medicinais, de acordo com o Financial Times. O jornal cita o governador do estado, Andrew Cuomo, que se opôs durante anos a esta medida mas que deverá anunciar o volte-face na quarta-feira, no discurso sobre o “estado do estado”.
“É uma medida corajosa, de líder”, explicou Gabriel Sayegh, director da Drug Policy Alliance, um grupo que defende a reforma das leis norte-americanas relacionadas com as drogas e que é financiando, entre outros, pelo bilionário George Soros.
De acordo com o Drug Policy Alliance, o estado de Nova-Iorque é responsável por mais prisões ligadas à marijuana, por ano, que Texas ou Califórnia, que têm uma maior população. Assim, a medida está a ser bem recebida por vários sectores da sociedade, incluindo o presidente da comissão de Saúde da cidade, Richard Gottfried.
O tema da legalização da marijuana tem estado em destaque, nos últimos dias, nos Estados Unidos, depois do estado do Colorado ter aprovado a legalização da utilização da marijuana, para fins recreativos, a 1 de Janeiro. O estado espera arrecadar €51,5 milhões (R$ 166 milhões) com esta medida. O estado de Washington, por outro lado, seguirá este caminho dentro de alguns meses.
Segundo o FT, outros 12 estados, incluindo o Alaska, irão debater a total legalização da marijuana para fins recreativos nos próximos tempos.
Recorde-se que o Uruguai acabou de legalizar a produção, venda e consumo de cannabis.
Foto: AudioVision – Public Radio, Visualized / Creative Commons