Nova Iorque: Avenida da Morte vai receber ciclovia e zona de peões
Situada no bairro nova-iorquino de Queens, a Queen’s Boulevard é conhecida como a Avenida da Morte ou a Avenida dos Ossos Partidos. E com razão: a sua imensa largura, intenso tráfego automóvel e o comércio vibrante das redondezas tornou-a perigosa nos anos 90. De 1993 a 2000, 72 peões morreram na Queen’s Boulevard, ao tentar passar a rua – cerca de 10 por ano. Outras centenas de pessoas ficaram feridas através de atropelamentos.
Desde 2000, como resposta à grande quantidade de notícias sobre a Avenida da Morte, a cidade de Nova Iorque tomou algumas medidas para reduzir o número de acidentes: monitorização policial em algumas partes do percurso, sinais com o slogan “Um peão morreu aqui” e mais câmaras de vigilância para desincentivar os automobilistas a porem o pé no acelerador.
O número de acidentes mortais caiu drasticamente – 36 mortes entre 2003 e 2013 –, mas apenas em 2011 não morreu ninguém na Queen’s Boulevard.
Agora, avança o Streetsblog, a cidade anunciou que irá renovar a Avenida de Morte e colocar novas zonas para peões e ciclovias, num projecto orçado em €90 milhões. Os trabalhos iniciaram-se em Agosto e ficarão apenas concluídos em 2018, mas a Avenida da Morte nunca mais será a mesma.
Foto: Jim.henderson / Wikimedia Commons