Nova publicidade da Toys R Us enaltece consumismo em detrimento da natureza
Observar as crianças a descobrir e aproveitar a natureza é uma experiência mágica. Contudo, não chegaríamos a esta conclusão ao assistir ao último anúncio da loja Toys R Us, de brinquedos.
Criado para o mercado norte-americano, o anúncio mostra as crianças a serem levadas para uma jornada na floresta, através do autocarro da Fundação Conhece as Árvores. Contudo, mais tarde estes revelam que as crianças vão ser levadas para a o Toys R Us para brincar com os seus produtos, o que as leva a gritar de alegria.
A visão das crianças a brincarem junto a néons e plásticos tóxicos é suficiente para alarmar qualquer pai atento. A empresa de brinquedos, aparentemente, acha que é necessário competir com o ambiente, tanto que criou uma campanha que implica que o que todas as crianças querem é, realmente, algo que possam comprar.
Focados, unicamente, no lucro, o gigante dos brinquedos desconhece a grande quantidade de investigações que relacionam o exterior com boas notas em matemática e ciências, gestão do peso, bem-estar psicológico e boas capacidades sociais.
Em vez disso, explica o Inhabitots, a empresa prefere dar uma imagem inferior da natureza em prol de uma maior venda de produtos, transmitindo a ideia de que o consumismo é uma forma viável de alcançar a verdadeira felicidade e que as crianças e os seus desejos impulsivos podem ditar a forma como são criadas.