Nova sede da Apple será uma circunferência com painéis solares e sete mil árvores (com FOTOS)
O projecto para a nova sede da Apple em Cupertino, Califórnia, terá sido desenvolvido pelo próprio Steve Jobs, em 2011. Agora, o ambicioso projecto está em fase de aprovação pelas autoridades locais e já foi, em parte, divulgado. A aprovação final do edifício está prevista para 19 de Novembro, mas os responsáveis da Apple reunem-se hoje mesmo com as autoridades de Cupertino.
Assim, o que mais sobressai das novas linhas do edifício é o seu aspecto de nave espacial, uma estrutura em forma de anel que inclui cerca de sete mil árvores e, claro, vários painéis solares. “Podemos ver a energia, amor e atenção aos detalhes que colocámos [no projecto]”, explicou o CFO da empresa, Peter Oppenheimer. “Tratámos do projecto como se de um produto da Apple se tratasse. E será este o local onde as equipas mais criativas da indústria, nas próximas décadas, estarão a inovar”.
Depois da morte de Jobs, o projecto ficou nas mãos de Jonathan Ive, o guru do design da multinacional norte-americana, que trabalhou em conjunto com o conceituado arquitecto Norman Foster.
O edifício terá quatro andares e a forma circular. O San Francisco Weekly descreveu-o como um “um donut gigante e massivo”, com um grande lugar de lazer no centro e que usa gás natural como fonte de energia principal.
Como seria de esperar, o edifício é sustentável através da ventilação natural, que substitui o ar-condicionado em 70% do ano, iluminação LED e reciclagem no local. “Este será uma dos empreendimentos a grande escala mais sustentáveis do mundo”, explicou a Apple.
O centro terá milhares de árvores de fruto, carvalhos e oliveiras – 2.500 destas serão nativas. O espaço verde continua à volta do edifício e representará 80% do total do projecto. Hoje, 80% do empreendimento é betão.
Finalmente, o telhado estará rodeado de painéis solares.