Nova versão do avião solar pode manter-se no ar para sempre (com FOTOS)



O The Solar Impulse 2, a mais recente versão do avião solar suíço, pode, em teoria, permanecer no ar para sempre, de acordo com Bertrand Piccard e Andre Borschberg, responsáveis pelo projecto.

O novo avião foi ontem revelado, numa conferência de imprensa na Suíça, e as novidades estão a deixar a indústria da aviação novamente boquiaberta. O novo avião tem asas maiores que o Boeing 747, mas pesa tanto como um carro – 2.200 quilos, contra 396 mil quilos do Boeing.

Piccard e Borschberg anunciaram já que vão percorrer o mundo com o The Solar Impulse 2, aproveitando o facto de esta nova versão ser mais eficiente e apresentar uma maior autonomia. A envergadura passou de 63,4 metros para 72 metros.

O número de células solares também aumentou das 12 mil componentes para 17,2 mil. Todas estas células são mais finas que um fio do cabelo humano, pelo que não pesam substancialmente para prejudicar a autonomia do veículo. A fuselagem é feita com fibra de carbono três vezes mais leve do que o papel.

O grande problema do novo avião não está no equipamento, mas nos pilotos. “Este avião pode voar um mês seguido, mas o que fará o piloto? Temos um avião sustentável em termos de energia, mas agora precisamos de desenvolver um piloto sustentável”, gracejou Borschberg à Associated Press.

Em Março de 2015, o Solar Impulse 2 vai arrancar do Golfo Pérsico passando depois pela Índia e Oceânico Pacífico.

[nggallery id=409 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...