Novas espécies de lesmas e ouriços-do-mar descobertas nas Filipinas (com FOTOS)
Mais de 100 novas espécies marinhas foram descobertas por cientistas da Academia das Ciências da Califórnia, em São Francisco, durante uma expedição científica de sete semanas nos mares das Filipinas.
Durante a expedição, que foi financiada pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos, os cientistas recolheram inúmeros espécimes marinhos, incluindo espécies novas e raras de lesmas-do-mar e de ouriços-do-mar.
Até agora, os mares das Filipinas têm sido pouco explorados. A Academia das Ciências da Califórnia é das poucas instituições que se tem dedicado à investigação nesta zona geográfica, tendo criado listas de espécies e mapas de distribuição através das expedições realizadas em 2011 e 2014.
“As Filipinas estão cheias de espécies muito diferentes e ameaçadas”, indica o investigador principal da expedição, Terry Gosliner, em comunicado divulgado pela instituição. “É uma das regiões de biodiversidade mais maravilhosas da Terra”, aponta.
A expedição deste ano levou os cientistas a uma região conhecida como Passagem da Ilha Verde, entre as ilhas de Luzon e Mindoro. A exploração marinha foi feita em águas pouco profundas e até aos 152 metros de profundidade. Um dos pontos altos da expedição foi a exploração de um local perto de Puerto Galera, considerado um oásis para os especialistas em lesmas-do-mar à procura de novas espécies. Só naquele local, Gosliner e a sua equipa descobriram mais de 40 novas variedades de nudibrânquios.
As novas espécies vão ser estudadas com mais pormenor ao longo dos próximos meses, o que vai permitir confirmá-las como novas espécies para a Ciência, bem como proceder à sequenciação do ADN.
Fotos: California Academy of Sciences
[nggallery id=1937 template=greensavers]