Novo elevador poupa 30% na factura energética de um edifício
A suíça Schindler está a apresentar o seu novo modelo de elevador, o 5500, que poderá levar os edifícios residenciais e comerciais a pouparem 30% na factura energética. O novo modelo surge em resposta a uma necessidade do mercado, segundo a Schindler, que revela que são precisas soluções mais inovadoras, eficientes do ponto de vista energético e ambiental.
Este equipamento oferece velocidades de um a três metros por segundo e transporta cargas desde 630 a 2.500 kg.
“O Schindler 5500 foi criado com o objetcivo de proporcionar soluções inovadoras para as necessidades de mobilidade projectadas no ambiente urbano do futuro. A capacidade de adaptação torna este modelo a melhor solução de transporte vertical numa ampla variedade de edifícios, incluindo vivendas, escritórios, hotéis, hospitais, centros comerciais, de transporte e instalações desportivas”, explica a empresa em comunicado.
O ascensor utiliza menos espaço e oferece aos passageiros uma viagem silenciosa.Com tamanhos de cabinas feitos à medida, o ascensor pode adaptar-se facilmente, ajustando-se às dimensões do espaço. Por outro lado, o interior do elevador foi desenhado por designers italianos.
O novo modelo 5500 foi criado para ser altamente eficiente com a utilização de energias limpas, mas também para apoiar a eficiência energética do edifício. Com os meios de tração optimizados, peso reduzido, recuperação de energia e maior poupança no modo de espera, o equipamento consome menos energia que os ascensores tradicionais.
A Schindler fabrica elevadores e escadas rolantes e está presente em Portugal desde 1948. A empresa está sedeada em Carnaxide, conta com mais de 450 colaboradores directos e escritórios em todo o país.