Novo estudo indica que 40% das praias de Oahu podem desaparecer até meio do século
O aumento do nível do mar é uma das consequências que o degelo, provocado pelas alterações climáticas, está a provocar.
O estudo publicado na Nature afirma que, caso as ações de construção de paredões e infraestruturas junto à linha da costa continuem a ser feitas sem uma análise mais aprofundada, 40% das praias de Oahu, no Havaí, serão perdidas.
A equipa da Escola de Oceanos e Ciências da Terra e Tecnologia (SOEST), da Universidade do Havaí em Mānoa, simula o aumento do nível em 0,25 / 0,46 / 0,74 metros, sendo que o primeiro é o mais provável em meados do século XX. Assim, conclui-se que 40% das praias ficam em risco devido às construções que impedem a sua expansão.
Tiffany Anderson, uma das autoras do estudo, explica em comunicado “Determinámos que quase 30% de toda a costa arenosa atual em O’ahu já está endurecida [ou seja, contém algum tipo de intervenção como o enrocamento], com outros 3,5% considerados de tal forma ameaçados que essas áreas se qualificam para uma licença de emergência.”
À medida que o nível do mar continua a aumentar, algo que já foi provado por estudos anteriores, as propriedades públicas e privadas presentes na costa vão sendo destruídas. Os cientistas assinalam assim que o Governo deve fazer uma melhor gerência destas áreas, e um esforço contínuo em prol da conservação das praias.