Novo gadget mede níveis de poluição em casas e espaços fechados (com FOTOS)
Quando George Yu trabalhou no Departamento norte-americano para a Segurança Interna, ele desenvolveu um sensor que conseguia detectar gás tóxico na ar, uma inovação que não era propriamente comercializável – nem era esse o objectivo – mas que permitiu identificar uma tecnologia que pode ser utilizada para outros fins. Como, por exemplo, medir os níveis de dióxido de carbono do ar de um determinado local.
Assim que deixou o departamento norte-americano, Yu lançou uma empresa, a Variable Technologies, que desenvolveu um produto que nos permite medir tudo – desde a temperatura do ar até à rapidez com que corremos no nosso treino.
Esse produto – o NODE, um pequeno gadget cilíndrico – chegou ao mercado há dois anos e foi a base de um novo gadget, desenvolvido pela equipa de Yu, que permite medir os níveis de dióxido de carbono no ar.
O NODE trabalha através de módulos que se colocam no aparelho – pequenos cilindros parecidos com peças de Lego. Utilizando infra-vermelhos para perceber a quantidade de gás que está à nossa volta, o gadget envia depois essa informação para o nosso smartphone.
Segundo Yu, podemos utilizar este gadget para perceber a qualidade do ar da nossa casa ou qualquer outro espaço fechado. O aparelho está construído para revelar leituras rápidas e simples, disponíveis para qualquer leigo na matéria. Mas também poderá julgar a qualidade do ar durante um certo período de tempo.
Como muitos outros, o gadget recorre ao Kickstarter para obter financiamento e, caso seja bem sucedido – aliás, já terá sido bem sucedido, veja aqui –, poderá ser adquirido a partir de Abril.
[nggallery id=182 template=greensavers]