Novo processo utiliza energia solar para produzir materiais fotovoltaicos
A verdadeira independência energética pressupõe que, um dia, possamos fabricar um sistema de recolha energias renováveis, solar ou outra, enquanto utilizamos infra-estruturas desenvolvidas com esta energia. É isso que acontece neste novo processo desenvolvido por investigadores da Oregon State University, que produz materiais para a energia solar através de… energia solar. O processo poupa tempo e custa menos que os processos actuais.
De acordo com o Treehugger, o novo processo baseia-se num processo de produção contínuo: a energia solar aquece os materiais num fluxo contínuo, gerando uma tinta fotossensível que pode ser usada para imprimir os painéis solares – de filme fino.
O novo método é mais rápido que os processos actuais – consegue produzir materiais em minutos quando, no sistema actual, eles podem demorar várias horas a serem produzidos. Como o tempo é dinheiro, isso quer dizer que o novo processo é também mais barato.
Estas células solares são também 20% mais eficientes do que as tradicionais, ainda que os resultados tenham sido garantidos, apenas, em laboratório. Esta nova técnica também permitirá aos designers e investigadores mais soluções para utilizarem a energia solar em novos produtos e ideias.
Foto: Sean MacEntee / Creative Commons