Novo projeto do GEOTA vai recuperar o Pinhal de Leiria



O Pinhal de Leiria vai ser alvo de um novo projeto do GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente: o Renature Leiria. À semelhança do projeto do grupo que atua em Monchique, esta iniciativa visa restaurar as áreas devastadas pelo incêndio que ocorreu na Mata Nacional de Leiria em 2017. O objetivo é que, até 2025, sejam plantadas 650 mil árvores.

Uma equipa especializada tem estado presente no terreno desde janeiro, tendo já plantado 50 mil árvores. O pinheiro-bravo (Pinus pinaster), o pinheiro-manso (Pinus pinea), o medronheiro (Arbutus unedo) ou o sobreiro (Quercus suber), são algumas das espécies autóctones que serão plantadas nos próximos anos, de forma a criar uma floresta mais biodiversa e resiliente a futuros incêndios.

“2017 ficou marcado pelos fogos que alastraram na Mata Nacional de Leiria e que queimaram cerca de 85% desta zona, afetando a comunidade e todo o ecossistema local. Pretendemos, com esta iniciativa, dar continuidade ao que temos vindo a fazer ao longo dos últimos três anos noutras regiões do País e agir perante a destruição deixada pelos incêndios. Queremos fazer parte da solução e acreditamos que reflorestar e preservar zonas que já foram, um dia, afetadas por fogos, tanto consequentes das alterações climáticas, como pelo impacto do homem. Deve ser um modelo a seguir”, afirma Miguel Jerónimo, coordenador dos dois projetos Renature Leiria e Renature Monchique.

O Renature Leiria resulta de uma parceria entre o GEOTA, a One Tree Planted e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...