Novo relatório do PNUMA “Fazer as pazes com a natureza” usa a ciência para garantir um futuro sustentável



É através do relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) “Fazer as pazes com a natureza: Um Plano Científico para Enfrentar as Emergências do Clima, da Biodiversidade e da Poluição” que a Organização das Nações Unidas (ONU) apela a uma mudança no mundo a fim de garantirmos um futuro mais verde e sustentável para próximas gerações.

Baseando-se em acontecimentos reais e projeções futuras relativas ao ambiente, provocadas pelo ser humano, o documento indica o que é necessário mudar a nível social, económico e ecológico, para garantir um desenvolvimento sustentável e os objetivos da Agenda 2030. A publicação sustenta ainda a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a ligação direta que estes têm como oportunidade de combater as problemáticas identificadas.

É ainda sublinhado no relatório que os governos, as organizações internacionais, as empresas financeiras, o setor privado, as organizações não governamentais, as organizações educacionais e científicas, os meios de comunicaçao, a sociedade e as comunidades ao redor do mundo, têm um papel fundamental nesta mudança, sendo apontas várias medidas para cada um destes grupos adotar e fazer a sua parte pelo Planeta.

António Guterres, Secretário Geral da ONU, afirma “Este relatório mostra que temos a capacidade de transformar o nosso impacto no mundo. Uma economia sustentável impulsionada por energia renovável e soluções baseadas na natureza criará novos empregos, infraestruturas mais limpas e um futuro resiliente. Um mundo inclusivo em paz com a natureza pode garantir que as pessoas tenham melhor saúde e o pleno respeito aos seus direitos humanos para que possam viver com dignidade em um planeta saudável.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...