Novo Verde anuncia vencedor do Packaging Enterprise Award com “Uma Nova Visão de Responsabilidade”
A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, anunciou, dia 21 de novembro, o vencedor do Packaging Enterprise Award (PEA), tendo sido atribuído o grande prémio de €25.000 à BioReboot, um projeto sediado na Madeira que procura utilizar sementeiras biodegradáveis em substituição dos tabuleiros e sacos de plástico descartáveis no setor agrícola.
Ricardo Neto, Presidente do Conselho de Administração da Novo Verde, afirmou, citado em comunicado, que “o que procurávamos aqui foi alcançado. Uma simbiose entre as várias visões que existem do país numa ótica de sustentabilidade e dos resíduos de embalagens e qual o futuro que podemos ter pela frente, com a entrega do prémio do Packaging Enterprise Award, programa onde foram apresentados projetos de valor que poderão influenciar o futuro do setor das embalagens.”
Para Thiago Gomes, CEO da start-up BioReboot, “o interesse deste programa não é apenas o valor monetário. O Packaging Enterprise Award vem desbloquear algumas barreiras de acesso devido à região em que nos encontramos. A credibilidade deste projeto traz uma nova realidade à BioReboot que, agora, poderá realizar contactos e parcerias com maior facilidade.”
O anúncio do vencedor foi realizado à margem do evento promovido pela Novo Verde, Uma Nova Visão de Responsabilidade, em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que contou com vários especialistas de renome do setor e que procurou fomentar um debate concreto sobre Economia Circular no setor das embalagens, a nova regulamentação associada, o Ecodesign e os desafios para o cumprimento das metas de recolha e de reciclagem.
Dos vários painéis presididos no evento, o painel da Nova Regulamentação no Fluxo Específico de Resíduos conclui que as regras de cada estado-membro têm de estar harmonizadas e em linha com as diretivas da União Europeia, e que a legislação vai colocar todos os atores do mercado ao mesmo nível. Além disso, destacou-se a interdependência entre economia e ambiente, bem como a necessidade da cooperação entre entidades gestoras de resíduos, de simplificação de processos, e de sensibilização do consumidor para o sucesso no processo de reciclagem e reutilização. Conforme afirmou Cristina Câmara, Head of Sustainability da APED, “existe já uma grande aposta na inovação das embalagens em Portugal”.
Já no painel de Ecodesign e Embalagens mais sustentáveis, concluiu-se que, apesar da preferência do consumidor pelo preço, as empresas estão comprometidas em ajustar as embalagens para atender aos objetivos de sustentabilidade, sem reduzir o investimento. O foco está em simplificar as embalagens e reduzir materiais não recicláveis. A segurança alimentar e a durabilidade dos produtos são prioridades, enquanto embalagens mais pequenas facilitam o transporte. “Aposta-se muito naquilo que são os impactos ambientais das embalagens”, refere Fernando Ventura, Head of Efficiency and Innovation Environmental Projects da Jerónimo Martins