O exército de soldados de lixo que percorre o mundo há 18 anos (com FOTOS)



H.A. Schult, artista plástico alemão, percorre o mundo há 18 anos com o seu exército de pessoas de lixo. Tel Aviv, em Israel, é a mais recente cidade a albergar este exército de desperdício humano.

Schult construiu o seu exército em 1996, a partir de todo o tipo de lixo reciclável. Desde então, Trash People – o nome da exposição itinerante – já passou por Xanten, Paris, Moscovo, Pequim, Cairo, Zermatt, Kilkenny, Bruxelas, Colónia, Graz, Roma, Barcelona, Washington D.C, Siracusa, Fabriano, Telgte e pelo Árctico, refere o Green Prophet.

Agora é a vez de Tel Aviv albergar o exército de lixo do artista germânico. Originalmente, a exposição era composta por mil homens de lixo, mas encontra-se actualmente reduzida para 500 elementos. Os soldados de lixo foram construídos a partir de 20 toneladas de ferro, vidro, hardware de computador e lixo industrial. O objectivo do artista plástico é alertar para o consumismo e produção elevada de resíduos, muitos deles extremamente prejudiciais para o planeta.

Para expor Trash People, o artista alemão escolheu Hiriya, um local de Tel Aviv que outrora foi o maior aterro de Israel. Actualmente, o local é conhecido como Parque Ariel Sharon. Anteriormente, o local era tão rico em metano que fornecia energia a uma fábrica das proximidades. Desde que foi reabilitado e convertido em parque público que o espaço promove acções educativas sobre a gestão de resíduos.

Em 2012, Israel era o país, depois dos Estados Unidos, que gerava mais lixo per capita no mundo. Nesse ano, três mil toneladas eram enviadas diariamente para Hiriya.

Veja algumas fotos do exército do lixo. As três primeiras foram tiradas em Tel Aviv. As restantes retratam outras cidades e locais por onde a exposição passou.

[nggallery id=433 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...