O “greenwashing” está a prejudicar o Planeta de forma oculta. Sabe o que é?
A 28 de novembro de 2019 o Parlamento Europeu declarou o “Estado de emergência climática e ambiental”, chamando a atenção para a forma como vivemos e as respetivas consequências para o planeta. As pessoas têm mostrado mais preocupação quanto aos produtos e às marcas que consomem, porém, nem sempre a informação transmitida é clara.
O Greenwashing é um termo que representa as marcas que através do marketing, sugestivamente ecológico, dizem que os seus produtos são sustentáveis e amigos do ambiente, quando na verdade não existe qualquer fundamento que comprove o seu contributo positivo. Alguns termos comuns visíveis nas embalagens são o “plástico reciclável” e “plástico biodegradável”.
Segundo a Associação Sciaena, apenas cerca de 9% do plástico produzido mundialmente foi reciclado até hoje, sendo que em Portugal contabiliza-se 12% do plástico em geral, indo o resto parar a aterros ou ao mar.
Qualquer processo de redução é importante, no entanto, as empresas têm de cumprir com as exigências de forma a que as embalagens dos produtos sejam de factos recicláveis.
A especialista Renata Fleck explica que nem todos os plásticos são recicláveis, e que ao juntar camadas de diferentes plásticos num só produto, isso já pode contribuir para que não possa ser reciclado. São dados exemplos como o copo de papel, que substitui o de plástico, ter uma camada fina de plástico; ou o do plástico que separa as fatias de queijo numa embalagem, ter vários plásticos na sua produção.
Outro exemplo é um estudo de 2018 feito por Ana Pêgo, do projeto Plasticus Maritimus, e Miguel Lacerda, que revela que os copos ditos biodegradáveis pela SCCB, não se degradaram no ambiente entre 45 a 60 dias como prometido, sendo necessário para a sua reciclagem uma central de compostagem.
Assim, é necessário ter atenção ao que consumimos, e principalmente pensar se realmente precisamos de um produto antes de o comprar. As nossas escolhas diárias são o mais importante contributo para conservar ou prejudicar o ambiente.