O guru colombiano que promove a fertilização natural

Jairo Restrepo, um colombiano doutorado em Agronomia pela Universidade de Pelotas, no Brasil, é consultor de vários governos na América Latina, África e Europa e assessor técnico de organismos internacionais como a FAO, a organização da ONU para a agricultura e alimentação. Autor de 14 livros e tendo já lecionado em 37 universidades é um defensor incansável do regresso massivo à agricultura orgânica.

Contra a corrente, Jairo Restrepo afirmou recentemente em entrevista ao El Mundo que “a agricultura orgânica é muito mais barata que o cultivo activado pela fertilização química”. Acusa a indústria alimentar de mentir e reprimir os consumidores, levando-os a optar por produtos que nos estão a pôr doentes e avisa: “Ou paramos esta matriz de destruição, ou estaremos ante a sétima extinção, a do homem”.

O engenheiro, encarado por muitos como um guru da Agronomia diz que “o maior destruidor do planeta é o sector agropecuário, algo de que nem sequer se fala nas cimeiras internacionais, porque há quatro corporações que dominam 67 centavos de cada dólar mundial”. E explica: “Os alimentos saem da natureza e todo a gente tem de comer, logo isto faz daquelas quatro corporações os donos de 67% da economia mundial”.

Foto: Jairo Restrepo Rivera (via Facebook)

Deixar uma resposta

Patrocinadores