O maior animal sobre a terra

A descoberta ocorreu em 2012, no sul da Argentina, massó agora a espécie foi descrita num estudo publicado esta semana na revista “Proceedings of the Royal Society B”.

O dinossauro ganhou o nome de Patagotitan, em homagem à Patagónia onde foi encontrado e à palavra grega Titan, já que era realmente enorme. Ao pé dele o famoso Tyrannosaurus Rex não passava de um meia-leca.

Pesava mais de 69 toneladas e tinha 37 metros de comprimento e seis metros de altura, só até aos ombros. A sua massa era equivalente a 12 elefantes africanos, os maiores animais terrestres existentes hoje e viveu há 102 milhões de anos.

Os titanosauros já eram conhecidos mas “houve uma parte da família que enlouqueceu no tamanho”, comentou  Diego Pol, do museu de paleontologia Egidio Feruglio, na Argentina, e coautor do estudo à Associated Press. E as explicações para isso devem-se muito provavelmente a uma explosão de plantas na altura, como se o mundo “fosse um buffet livre e os animais foram crescendo, e crescendo”. Até ao ponto de um  T-Rex “parecer um anão. É como colocar um leão ao lado de um elefante”.referiu ainda o investigador.

Foto: Levi bernardo via wikimedia commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php